Na origem pagã, a festa vem da celebração celta de culto aos mortos chamada Samhain. Houve uma mistura entre a cultura latina e a celta. Sabe-se pouco sobre a festividade, mas elas eram celebradas, provavelmente, entre 5 e 7 de novembro. Os festejos duravam uma semana e e davam início ao ano celta. Essa era uma das festas mais importantes para os celtas. Eles acreditavam que o lugar dos mortos era de enorme felicidade, já que lá não havia fome ou dor. Alguns sacerdotes daquela religião agiam como médiuns. Acreditava-se que, nessa data, espítiros dos mortos visitavam suas antigas casas e levavam seus familiares para o outro mundo.
Na origem católica, havia sempre um dia no ano para comemorar a festa de Todos os Mártires. Tempo depois de a data passar a ser comemorada em 1º de novembro, o papa da época ordenou que essa festa fosse universal. Como uma grande festa católica, a celebração ganhou uma vigília, que começava no dia 31 de Outubro. A vigília era chamada de All Hallow's Eve (Vigília de Todos os Santos), mas sofreu alterações até chegar à nomenclatura Halloween.
Durante o tempo em que houve a peste bulbônica na Europa, as missas no dia da Festa de Finados eram muito comuns. Alguns fiéis costumavam enfeitar cemitérios na véspera dessa festa com imagens sombrias. E outros costumavam se fantasiar como personalidades famosas e até como a morte.
A tradição de pedir doces, vem da festa de Guy Fawkes, que surgiu de um rolo em que os católicos ingleses (perseguidos pelos protestantes ingleses) se meteram. Eles queriam reagir à perseguição que sofriam e planejaram matar o rei, mas foram descobertos e não deu certo. Protestantes da época costumavam ir à casa dos católicos no dia 5 de novembro para exigir cervejas e pastéis, dizendo a famosa frase trick or treat (doces ou travessuras). Quando a festa chegou à América, os colonos a transferiram para o dia 31 de Outubro e juntaram com a festa de Halloween.
No fim, a gente pode perceber que essa data virou uma grande mistura de festas da cultura dos países de língua inglesa até chegar o que é hoje. Cool. Nas festas de hoje em dia, os americanos (e outros de países falantes do inglês) costumam vestir fantasias de vários tipos e as crianças vão de casa em casa pedindo doces (ou travessuras). Além disso, as pessoas costumam fazer festas na data e enfeitar suas casa.
Por mais que essa festa não seja comemorada no Brasil, você pode fazer a sua festinha de Halloween, junto com seus amigos ou família, usando as dicas que demos nesses 13 Dias de Halloween. Esperamos que vocês tenham gostado!
Nenhum comentário:
Postar um comentário